quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relatividade, corrente convencional, principio da incerteza

Teoria da relatividade

A teoria da relatividade foi publicada em 1905 por Albert Einstein.

A teoria da relatividade se compõe de duas teorias: a teoria da relatividade restrita ou especial e a teoria da relatividade geral.

O 1º postulado da relatividade diz que as leis da física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial.

O 2º postulado da constância da velocidade da luz diz que a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer ponto inercial (que não está em movimento), ou seja, c=300 000 km/s.


Corrente convencional

A corrente elétrica é a passagem de elétrons por segundo num circuito.

Entretanto, descobriu-se a corrente elétrica antes da explicação coerente de átomos, o que levou a considerar de forma errada que são cargas positivas que se movem.

Assim temos duas correntes: a real e a convencional.

Na corrente real é o que realmente ocorre: o movimento de cargas elétricoas negativas.
Já na corrente convenciona é o que acreditam ocorrer: a passagem de cargas elétricas positivas.

Assim temos:





Principio da incerteza

O princípio da incerteza é um dos pilares da física quântica.
De acordo com esse princípio para prever a posicão e velocidade futuras de uma partícula é necessário saber a posição e a velocidade atual desta. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo.

Se o comprimento de onda do raio (fóton) for longo, ou seja, menos energético, perturbará menos o movimento da partícula e será possível conhecer a sua velocidade com alguma precisão. Todavia, não conseguimos determinar a posição da partícula com maior rigor do que a distância entre cristas de onda sucessivas. Sendo o comprimento de onda longo, essa distância será maior e, portanto, maior será também a incerteza quanto à posição da partícula. O oposto ocorrerá se fizermos incidir um raio com um comprimento de onda mais curto: perturbará mais o movimento da partícula (tornando mais incerta a sua velocidade), mas permitirá localizá-la com maior precisão.

Heisenberg demonstrou que a incerteza quanto à posição multiplicada pela incerteza quanto à velocidade nunca pode ser inferior a uma certa quantidade - a chamada constante de Planck.

Um comentário: