segunda-feira, 8 de junho de 2009

Campos elétricos, magnéticos e gravitacionais

Você aproxima um metal de outro e então um metal "puxa o outro", ou uma pessoa mostra uma bacia com fubá em cima e dois metais e de repente o fubá começa a se mexer! Mágica? Não! É ciência.Os campos elétricos, magnéticos e gravitacionais são mais uma coisa(chata) da física que ninguém consegue ver, mas existem(pelo menos teoricamente).

Bom a pedido (do professor) estou fazendo este post sobre campos elétricos, magnéticos e gravitacionais.

Campos elétricos

O campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas ou sistemas de cargas elétricas. Cargas elétricas em um campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.

O campo elétrico age de acordo com a sua carga elétrica, de forma que se um corpo estiver com carga elétrica positiva e outro com carga elétrica negativa eles se atraem, e se ambos corpos estiverem com cargas elétricas positivas ou negativas, eles se repelem.

Uma forma esquemática de compreender os campos elétricos é representá-los através de linhas de forças. Cargas positivas e negativas isoladas: (clique nas imagens)


Ou esquematizar com linhas de forças entre duas cargas elétricas:

Ou ainda um campo elétrico uniforme, muito utilizado em experimentos físicos:

O que caracteriza o campo elétrico uniforme é o fato de suas linhas de forças estarem paralelas e uniformemente espaçadas entre si (sim o desenho está torto). Isso ocorre quando aproximamos duas barras energizadas igualmente com cargas elétricas opostas.

Campo magnético

O campo magnético é o campo produzido por um ímã ou por cargas elétricas em movimento.
Quando aproximamos dois ímãs eles se repelem ou se atraem, esse acontecimento ocorre graças ao campo magnético.
Um ímã atrae outro quando os pólos deles são opostos, e se repelem quando os polos são iguais.

Algo interessante sobre o campo magnético é a indução magnética onde quando encostamos um ímã em um metal não magnetizado, o metal magnetizado adquire características do ímã.
A ponta que encosta no ímã fica com a polaridade oposta ao que está encostada e a outra ponta do metal fica com a polaridade igual a que está encostando no ímã.

Campos Gravitacionais

O campo gravitacional é o campo de ação gravitacional de um corpo maciço, ou seja, que tenha massa, sem especificar o corpo que é atraído.



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deu problema no outro comentário.
    Apesar do problema na imagem da carga isolada, o post ficou muito bom.
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir