domingo, 23 de agosto de 2009

Física! Pra quê?

Eu sinceramente não sei para que serve a física.
Portanto, primeiramente vou colocar alguns comentários de outras pessoas:

Física- ensino médio- volume 3 - Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga - p.3 1a. edição

"O conhecimento das leis e fenômenos físicos constitui um complemento indispensável à formação cultural do homem moderno, não só em virtude do grande desenvolvimento científico e tecnológico do mundo atual, como também porque o mundo da Física nos rodeia por completo. De fato, a Física está totalmente envolvida em nossa vida diária: está em nossa casa, no ônibus, no elevador, no cinema, no campo de futebol etc."


http://diariodofisico.blogspot.com/2006/08/por-que-estudar-fsica.html

Essa é uma pergunta que eu tenho certeza que muitos estudantes de ensino médio se fazem quando encontram dificuldades na matéria. A Física é talvez dentre as ciencias exatas a que mais faz parte da vida do homem, um exemplo quando você anda existe uma força de atrito entre o seu pé e o solo, que te "empurra" para frente, isso sem falar na gravidade, na luz, no som e etc. Uma vez conversando com um colega de curso ele me disse uma frase que para mim é uma definição perfeita do que é a Física, a frase é: "A Física é a Arte de explicar o Universo através de equações". Muitos estudantes acabam não gostando da física por causa da forte presença matemática e por causa disso não conseguem ver que a física não se limita a apenas um monte de formulas e numeros. A Física engloba todo o Universo desde o menor quark (uma das particulas q compõe o atomo) até a imensidão do espaço. Se você é estudante e odeia física tente ver alem dos numeros e você certamente verá que se trata de uma ciencia muito bela.

pra que estudar - máfia do forró

"Pra que estudar?
Pra que estudar?
Física eu aprendo na mesa de um bar!

Lei de newton já dizia
Tudo que sobe cai...
Quando a gente bebe muito
É pro chão que a gente vai!"


http://desciclopedia.pt/wiki/Instituto_de_F%C3%ADsica_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo

Paradoxos

- O IF é um grande laboratório de psicologia. Nele é possível estudar diversas doenças mentais. - Pra que estudar física num país que não produz tecnologia? - A sinuca não é um laboratório de física. - A física não se limita a bloquinhos e cargas elétricas? - Como estudar os fenômenos da natureza enfurnados numa sala de aula, imaginando como as coisas seriam e acreditando nas verdades absolutas enunciadas por Newton, Maxwell, Einstein, Heisemberg e companhia.





bom, acho que isso já é o suficiente...
conclusão:
Estudamos física para compreender melhor o mundo em que vivemos. a física é um modo de transformar tudo a nossa volta em equações, para assim resolvermos questões maiores, como por exemplo: Há vida em outros planetas?(se não houver seria um grande desperdício de espaço! XD) ; por que as coisas caem? ; para onde vamos? ; de onde viemos?, etc.
Com a física podemos explicar muita coisa, não tudo, pois há mais coisas entre o céu e a terra que nossa vã filosofia pode explicar. Mas com a física podemos evoluir e chegar mais perto do que chamamos de perfeição, embora jamais chegaremos nela, pois, uma vez que chamamos algo de perfeito vem algo melhor e aquilo deixa de ser perfeito. Nada é perfeito.
Além disso a física é essencial para vivermos nesse mundo capitalista cheio de tecnologias físicas etc. O mundo atual está se desenvolvendo tecnológicamente cada vez mais, se deixarmos de aprender coisas básicas da física regressaremos na sociedade, seríamos apenas ignorantes.
Saber nada não é bom, mas também não é ruim, pois niguém esperará nada de nós e estariamos no Jardim do Éden. Saber tudo pode ser uma dádiva, mas também um terror. Acreditar que saibamos de tudo deve ser a melhor opção. A escolha é de cada um, você quer a pílula azul ou a vermelha?

Um comentário:

  1. Eu nem lembro qual escolhi!
    Tá no post do meu antigo Blog!
    Gostei Will, muito bom!
    abraços!!!

    ResponderExcluir