quinta-feira, 18 de junho de 2009

Relatividade, corrente convencional, principio da incerteza

Teoria da relatividade

A teoria da relatividade foi publicada em 1905 por Albert Einstein.

A teoria da relatividade se compõe de duas teorias: a teoria da relatividade restrita ou especial e a teoria da relatividade geral.

O 1º postulado da relatividade diz que as leis da física são as mesmas em todos os sistemas de referência inercial.

O 2º postulado da constância da velocidade da luz diz que a velocidade da luz no vácuo tem o mesmo valor para qualquer ponto inercial (que não está em movimento), ou seja, c=300 000 km/s.


Corrente convencional

A corrente elétrica é a passagem de elétrons por segundo num circuito.

Entretanto, descobriu-se a corrente elétrica antes da explicação coerente de átomos, o que levou a considerar de forma errada que são cargas positivas que se movem.

Assim temos duas correntes: a real e a convencional.

Na corrente real é o que realmente ocorre: o movimento de cargas elétricoas negativas.
Já na corrente convenciona é o que acreditam ocorrer: a passagem de cargas elétricas positivas.

Assim temos:





Principio da incerteza

O princípio da incerteza é um dos pilares da física quântica.
De acordo com esse princípio para prever a posicão e velocidade futuras de uma partícula é necessário saber a posição e a velocidade atual desta. Para se observar a partícula é necessário fazer incidir sobre ela um raio de luz, por exemplo.

Se o comprimento de onda do raio (fóton) for longo, ou seja, menos energético, perturbará menos o movimento da partícula e será possível conhecer a sua velocidade com alguma precisão. Todavia, não conseguimos determinar a posição da partícula com maior rigor do que a distância entre cristas de onda sucessivas. Sendo o comprimento de onda longo, essa distância será maior e, portanto, maior será também a incerteza quanto à posição da partícula. O oposto ocorrerá se fizermos incidir um raio com um comprimento de onda mais curto: perturbará mais o movimento da partícula (tornando mais incerta a sua velocidade), mas permitirá localizá-la com maior precisão.

Heisenberg demonstrou que a incerteza quanto à posição multiplicada pela incerteza quanto à velocidade nunca pode ser inferior a uma certa quantidade - a chamada constante de Planck.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Sentido e direção

Bom, muitas pessoas acreditam que direcao e sentido seja a mesma coisa... Mas nao é!!


basicamente dizendo:

Direcao é a posicao (vertical, horizontal, leste, oeste, norte, sul, etc.)

Sentido é a orientacao do móvel, ou seja, da direita para a esquerda, de baixo para cima, e vice e versa

Complicado?? nem tanto! é só isso mesmo
XD

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Campos elétricos, magnéticos e gravitacionais

Você aproxima um metal de outro e então um metal "puxa o outro", ou uma pessoa mostra uma bacia com fubá em cima e dois metais e de repente o fubá começa a se mexer! Mágica? Não! É ciência.Os campos elétricos, magnéticos e gravitacionais são mais uma coisa(chata) da física que ninguém consegue ver, mas existem(pelo menos teoricamente).

Bom a pedido (do professor) estou fazendo este post sobre campos elétricos, magnéticos e gravitacionais.

Campos elétricos

O campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas ou sistemas de cargas elétricas. Cargas elétricas em um campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica.

O campo elétrico age de acordo com a sua carga elétrica, de forma que se um corpo estiver com carga elétrica positiva e outro com carga elétrica negativa eles se atraem, e se ambos corpos estiverem com cargas elétricas positivas ou negativas, eles se repelem.

Uma forma esquemática de compreender os campos elétricos é representá-los através de linhas de forças. Cargas positivas e negativas isoladas: (clique nas imagens)


Ou esquematizar com linhas de forças entre duas cargas elétricas:

Ou ainda um campo elétrico uniforme, muito utilizado em experimentos físicos:

O que caracteriza o campo elétrico uniforme é o fato de suas linhas de forças estarem paralelas e uniformemente espaçadas entre si (sim o desenho está torto). Isso ocorre quando aproximamos duas barras energizadas igualmente com cargas elétricas opostas.

Campo magnético

O campo magnético é o campo produzido por um ímã ou por cargas elétricas em movimento.
Quando aproximamos dois ímãs eles se repelem ou se atraem, esse acontecimento ocorre graças ao campo magnético.
Um ímã atrae outro quando os pólos deles são opostos, e se repelem quando os polos são iguais.

Algo interessante sobre o campo magnético é a indução magnética onde quando encostamos um ímã em um metal não magnetizado, o metal magnetizado adquire características do ímã.
A ponta que encosta no ímã fica com a polaridade oposta ao que está encostada e a outra ponta do metal fica com a polaridade igual a que está encostando no ímã.

Campos Gravitacionais

O campo gravitacional é o campo de ação gravitacional de um corpo maciço, ou seja, que tenha massa, sem especificar o corpo que é atraído.