segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Contato

Contato é um filme que uma professor aí de física passo na aula...

quem tá lendo isso provavelmente já sabia disso...

bom, o filme "contato" (contact) foi uma adaptação do romance do cientista norte americano Carl Sagan.
O filme foi produzido em 1997, nos Estados Unidos da América (EUA)

O filme foi baseado num acontecimento supostamente real, o projeto contato. Nele os EUA e a Rússia financiaram a construção de uma máquina cujo o projeto veio do espaço.

O filme conta a história de Ellie, que procura vida inteligente em outros planetas através da radioastronomia. Depois de muito esforço, dedicação e tempo, Ellie consegue descobrir um sinal transmitido pela estrela Vega.

o filme recebeu a indicação ao oscar de melhor som
e uma indicação ao globo de ouro na categoria de melhor atriz em drama.

Eu gostei muito do filme. Ele mostra um pouco de algumas teorias da física quântica e da teoria da conspiração. como por exemplo a máquina faz com que há dentro dela se movimente a uma velocidade muito alta. Assim o que há nele mude sua percepção do decorrer do tempo em relação a quem está fora desta área. Além disso o governo tenta fazer com que ninguém saiba de algumas coisas, há varias teorias de coisas que grandes governos tentam esconder, como por exemplo a existência de uma área 51 nos EUA onde lá se encontram naves espaciais, ETs, etc.
Este filme se sobresai sobre os outros do mesmo genero pelo fato de mostrar explicaçoes razoavelmente possíveis.

Se voce nao assistiu assista!

domingo, 23 de agosto de 2009

Física! Pra quê?

Eu sinceramente não sei para que serve a física.
Portanto, primeiramente vou colocar alguns comentários de outras pessoas:

Física- ensino médio- volume 3 - Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga - p.3 1a. edição

"O conhecimento das leis e fenômenos físicos constitui um complemento indispensável à formação cultural do homem moderno, não só em virtude do grande desenvolvimento científico e tecnológico do mundo atual, como também porque o mundo da Física nos rodeia por completo. De fato, a Física está totalmente envolvida em nossa vida diária: está em nossa casa, no ônibus, no elevador, no cinema, no campo de futebol etc."


http://diariodofisico.blogspot.com/2006/08/por-que-estudar-fsica.html

Essa é uma pergunta que eu tenho certeza que muitos estudantes de ensino médio se fazem quando encontram dificuldades na matéria. A Física é talvez dentre as ciencias exatas a que mais faz parte da vida do homem, um exemplo quando você anda existe uma força de atrito entre o seu pé e o solo, que te "empurra" para frente, isso sem falar na gravidade, na luz, no som e etc. Uma vez conversando com um colega de curso ele me disse uma frase que para mim é uma definição perfeita do que é a Física, a frase é: "A Física é a Arte de explicar o Universo através de equações". Muitos estudantes acabam não gostando da física por causa da forte presença matemática e por causa disso não conseguem ver que a física não se limita a apenas um monte de formulas e numeros. A Física engloba todo o Universo desde o menor quark (uma das particulas q compõe o atomo) até a imensidão do espaço. Se você é estudante e odeia física tente ver alem dos numeros e você certamente verá que se trata de uma ciencia muito bela.

pra que estudar - máfia do forró

"Pra que estudar?
Pra que estudar?
Física eu aprendo na mesa de um bar!

Lei de newton já dizia
Tudo que sobe cai...
Quando a gente bebe muito
É pro chão que a gente vai!"


http://desciclopedia.pt/wiki/Instituto_de_F%C3%ADsica_da_Universidade_de_S%C3%A3o_Paulo

Paradoxos

- O IF é um grande laboratório de psicologia. Nele é possível estudar diversas doenças mentais. - Pra que estudar física num país que não produz tecnologia? - A sinuca não é um laboratório de física. - A física não se limita a bloquinhos e cargas elétricas? - Como estudar os fenômenos da natureza enfurnados numa sala de aula, imaginando como as coisas seriam e acreditando nas verdades absolutas enunciadas por Newton, Maxwell, Einstein, Heisemberg e companhia.





bom, acho que isso já é o suficiente...
conclusão:
Estudamos física para compreender melhor o mundo em que vivemos. a física é um modo de transformar tudo a nossa volta em equações, para assim resolvermos questões maiores, como por exemplo: Há vida em outros planetas?(se não houver seria um grande desperdício de espaço! XD) ; por que as coisas caem? ; para onde vamos? ; de onde viemos?, etc.
Com a física podemos explicar muita coisa, não tudo, pois há mais coisas entre o céu e a terra que nossa vã filosofia pode explicar. Mas com a física podemos evoluir e chegar mais perto do que chamamos de perfeição, embora jamais chegaremos nela, pois, uma vez que chamamos algo de perfeito vem algo melhor e aquilo deixa de ser perfeito. Nada é perfeito.
Além disso a física é essencial para vivermos nesse mundo capitalista cheio de tecnologias físicas etc. O mundo atual está se desenvolvendo tecnológicamente cada vez mais, se deixarmos de aprender coisas básicas da física regressaremos na sociedade, seríamos apenas ignorantes.
Saber nada não é bom, mas também não é ruim, pois niguém esperará nada de nós e estariamos no Jardim do Éden. Saber tudo pode ser uma dádiva, mas também um terror. Acreditar que saibamos de tudo deve ser a melhor opção. A escolha é de cada um, você quer a pílula azul ou a vermelha?